Cães e gatos têm alma?

Cães e gatos têm alma?

Já se perguntou se os animais têm alma? Não é de hoje que cães e gatos estão na nossa casa e fazem parte da família. Esses bonitinhos, apesar de tão diferentes fisicamente, se parecem muito conosco em diversos momentos, talvez devido à convivência diária com humanos. Mas até que ponto eles se assemelham a nós?

Muitos donos acreditam que seus pets também possuem sentimentos, hábitos e costumes, porém, são poucos os que podem afirmar que os peludinhos possuem algo tão profundo como a alma.

A espiritualidade se diz respeito a todo o nosso lar que chamamos de Terra, incluindo os seres que aqui habitam, mas ao se tratar da alma, as dúvidas são pertinentes. 

Fizemos o nosso dever de casa, e reunimos informações importantes para responder uma grande pergunta: “Cães e gatos têm alma?”. Portanto, se você ficou curiosa e quer saber mais, continue acompanhando este texto.

Afinal, o que é alma?

Se pedissem para você definir o que é alma, qual seria sua resposta? Devido ao conhecimento popular, muitos diriam que é algo interior, além do que se pode ser visto a olho nu, mas de fato não saberão como defini-la. 

Apesar de ser uma palavra simples, com quatro letras, a alma é definida como algo grandioso. Ela se refere diretamente à vida individual de cada um, incluindo sua personalidade e vivências. 

Segundo a bíblia, a alma é a parte que sente emoções, pensa e tem desejos. Por essa razão, o que se tem de único em cada personalidade humana está ligado à alma. Além disso, ela seria o elo que liga nossa parte física à não física. 

Mas e os animais, eles também possuem alma? É notável que a parte física é presente, mas enquanto a não física? Esse é um grande questionamento, respondido logo abaixo.

Alma animal: Os diferentes pensamentos

Em suma e de forma mais ampla, indo além dos cães e gatos, alguns pensadores demonstraram sua opinião sobre a questão da alma animal. Por isso, certas religiões possuem informações diferentes, assim como ciência e filosofia. 

Para o Cristianismo, Islamismo e Judaismo, os animais possuem sim uma alma. Porém, o conceito cristão diz que a alma animal não é eterna, como a dos humanos. Já as outras duas religiões dizem o contrário. 

Já para a filosofia, diversos conceitos foram aplicados e debatidos. Para alguns pensadores desta área, humanos, plantas e animais possuem alma, mas cada uma com suas peculiaridades.Já outros acreditam sim na presença da alma animal como a do ser humano, e ainda defende que a alma se relaciona com a senciência (capacidade de sentir o mundo à sua volta) ato que até os animais estão sujeitos.

No entanto, para a ciência, as definições são um pouco diferentes. Estudos sobre os animais são feitos diariamente e resultam em fatos curiosos e que muitas vezes, confirmam a teoria de que os animais são parecidos conosco. O polvo, por exemplo, apesar de invertebrado, é categorizado como um animal extremamente inteligente. A ciência afirma também que espécies diferentes possuem diferentes graus de consciência. Portanto, não se confirma a existência da alma animal, mas também não se trata de uma ideia descartável. 

Animais podem ver espíritos?

Cães e gatos têm alma?

Você já deve ter pegado o seu pet olhando fixamente para um canto específico, que aparentemente, não tem nada, certo? Esse é um comportamento que gera muitas controvérsias e separa opiniões. Muitos acreditam que esse é um ato místico, onde o animal está olhando para um espírito, mas será que é verdade?

Para muitos especialistas em assuntos espirituais, os animais podem sim sentir a presença de espíritos. Muitos acreditam na presença do que é chamado de terceiro olho, responsável por enxergar coisas místicas. Segundo os especialistas, alguns animais como o cão, por exemplo, já nascem com o terceiro olho despertado, diferente de nós, seres humanos. 

Isso facilitaria na manifestação, mesmo que de forma irracional, de visões espirituais dos animais. O terceiro olho também influencia no momento de interagir com o tutor ou tutora, segundo alguns especialistas em espiritualidade. Com eles, os cães podem sentir se os seus donos estão preocupados, tristes, alegres e outros diversos estados de espírito. 

Já a ciência possui uma explicação diferente para o “sexto sentido” animal. Mesmo não podendo afirmar que os animais conseguem ver espíritos, é explicado que eles possuem sentidos bem mais afiados do que nós. Por essa razão, ficam parados olhando para o “nada”, porém, podem estar sentindo um ocorrido que está acontecendo há quilômetros de distância do local em que ele se encontra. 

Os animais vão para o céu?

Esse é um questionamento muito frequente, assim como a alma animal. Será que poderemos ter a companhia de nossos bichinhos na eternidade? 

Na Bíblia, é descrito que o homem é feito à imagem de Deus, porém, os animais não, mesmo que ambos possuam o sopro da vida. Portanto, acredita-se que se os bichinhos realmente possuem uma alma, que é diferente da humana e não permanece depois da morte. 

Mas quando vamos além da Bíblia, chegando no Islamismo, esbarramos com a ida ao Céu, podendo desejar o que quiser. Pensando nisso, o que aconteceria se a pessoa que está pronta para ir para a eternidade, escolhesse levar seu animal de estimação? Certamente, ambos partiram juntos. 

Oração para proteger o seu animal

Diferente de nós, os animais não conseguem realizar orações ou práticas que nos trazem paz, como o Ho’oponopono ou o Reiki.  Então, podemos pedir a proteção dos bichinhos, através da oração de São Francisco de Assis:

“Senhor, que neste momento tua bênção chegue até (nome do animal) e como um milagre ajude-o a curá-lo.

Porque Senhor, tua sabedoria é divina e teu poder de cura é grandioso.

Sei, também Senhor que tu colocaste no mundo os animais para nos ensinar coisas sublimes, como amor incondicional e por este amor que peço por essa criaturinha de quatro patas que está enfermo, se reabilitar e que tenha menos dores com a tua ajuda, pela tua graça!

Estou com coração apertado porque nada posso fazer, mas confio na tua força bendita! Senhor em ti confio e entrego (nome do animal) nas tuas mãos curadoras e divinas. Neste momento Senhor, elevo meu pensamento para pedir também para os médicos de cura da espiritualidade maior trabalhar e ajudar na nossa batalha, eliminando as enfermidades e o sofrimento deste animal.

Senhor, que a partir desta oração a cura se faça presente e que (nome do animal) obtenha saúde e paz. Amém!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *